Eventos

Festas de Carnaval

6 a 8 de Março

As Festas de Carnaval da Madeira, expressam-se no Grande Cortejo Alegórico que ocorre no Sábado de Carnaval, procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Neste Cortejo participam vários grupos, com milhares de figurantes, que inundam as principais ruas do Funchal de música e alegria contagiante.

Festa da Flor

6 a 9 de Maio

Celebrando a Primavera e o exuberante florescer típico da época, uma vez mais a cidade do Funchal é palco de um sumptuoso espectáculo, tanto a nível visual como do olfacto.

Festival do Atlântico

4 a 25 de Junho

O Festival do Atlântico é um evento que associa a animação à cultura. Este evento integra três componentes artísticas: o Festival de Música da Madeira, o Concurso Internacional de Fogo de Artifício e a actuação de Bandas Filarmónicas, no centro do Funchal.

Festa do Vinho da Madeira

2 a 18 de Setembro

Esta festa é certamente uma homenagem ao mais prestigiado produto regional, grande responsável pelo reconhecimento internacional da Madeira e toda a envolvente etnográfia/cultura da população madeirense, em torno da produção deste precioso néctar desde o início do povoamento da ilha. As festividades desenrolam-se no Funchal, Santana (Quinta do Furão) e em Câmara de Lobos, mais especificamente na Freguesia do Estreito.

Festa da Castanha - Curral das Freiras

1 Novembro

Realiza-se todos os anos no primeiro dia de Novembro na bonita freguesia do Curral das Freiras. Esta festa constitui uma demonstração dos múltiplos aspectos culturais e tradicionais desta freguesia. Os castanheiros abundam esta localidade e a população local aproveita exaustivamente a castanha para fins culinários. Pode provar, por exemplo, a sopa, bolo, castanha assada e o licor.

Festas do Fim do Ano

26 de Novembro a 6 de Janeiro

As tradições cristãs da época do Natal, muito presentes nos hábitos do povo madeirense, conjugam-se com manifestações de alegria pela chegada do novo ano num programa rico e extenso de demonstrações de carácter cultural, etnográfico e artístico que se iniciam no mês de Novembro, com a abertura das iluminações nas ruas do centro do Funchal, e abrange todo o mês de Dezembro, prolongando-se até ao dia de Reis.

Programas